Leitura de Portfólio
Compartilhe
Gente, essa semana eu tive pela primeira vez meu portfólio lido em um Festival de Fotografia. Foi o de Paranapiacaba e quem "leu" minhas fotos foi nada mais, nada menos, do que a Nair Benedicto. Também outros dois fotógrafos/artistas mega poderosos, Eustáquio Neves e Alexandre Sequeira.
E por que resolvi trazer para o blog essa leitura? Porque a leitura de portfólio ainda é pouco conhecida - ou destemida - no meu meio (entendi isso depois de uma "vasta pesquisa" em grupos do WhatsApp haha). Mas talvez ajude algumas pessoas que estão em busca de olhares e opiniões externas sobre o projeto autoral. Resumidamente:
1. É rápido, de 20 a 30 minutos. Algumas leituras duram até duas horas, mas creio que seja fora de festivais.
2. As dicas da Nair me ajudaram a dar um viés para meu projeto, que tinha várias pontas - resumindo: eu queria fotografar tudo. Agora entendi o que quero.
3. É importante que a leitura seja com artistas da mesma vibe que você, pra você não sair do encontro achando que é a pior fotógrafa do mundo e que está fazendo errado algo que é totalmente autoral.
4. Festivais pelo Brasil oferecem aos montes essas leituras - agora online. O que participei, em especial, oferecia leitura gratuita a jovens até 19 anos, mulheres, afrodescendentes, indígenas. Massa, né?
5. Não tenha medo de tirar da gaveta seu projeto, de mostrar, de ouvir. Apenas faça.
Separei algumas imagens do meu. Estou há quase três anos fazendo a edição dele, mas é um projeto pra vida, então não tenho pressa.
Beijos!