Viajar sozinha!
Compartilhe
Hoje, uma amiga me procurou e disse que não se sentia confortável em viajar sozinha, não via sentido. Prefere dividir a bagagem com alguém.
Pensei.
Lidamos com inúmeras questões que fazem nos sentirmos inseguras em viajar sozinhas (não preciso listar, né?). Ser mulher, é isso: ter medo de simplesmente colocar a mochila nas costas e viajar, sem ninguém para dividir a poltrona do trem, ou o almoço, ou o quarto do hostel.
Evoluímos muito com os debates feministas, mas temos um longo caminho pela frente. Estar sozinha e se sentir completamente segura, em lugares desconhecidos é, ainda, um direito a se lutar. Algo que vem sendo feito por muitas, que me encorajam a cada carimbo no passaporte.
Tenho a sorte de esbarrar com essas mulheres pelo caminho. Surfistas que resolvem surfar em ondas distantes, ou mergulhadoras que vivem em cidade sem praia e que viajam - sozinhas - para mergulhar bem longe de casa.
Foi assim que conheci a Pri, por obra do destino. Do time das mergulhadoras, a Pri me achou no Instagram e queria fazer fotos sub. A maré não tava para fotos (e faz parte!), então decidimos fazer fotos na praia. Conversamos tanto que sentia conhecer ela há anos! A Pri me contou que viajou sozinha para a Ásia e, desde então, cultiva o hábito de viajar sozinha, quando bem entender. Graças a coragem que ela teve de, um dia, seguir caminho sozinha, nos encontramos. E essa coragem (é até estranho usar essa palavra para algo que deveria ser um direito nosso!), a levou para outros lugares, outras pessoas. Espero sinceramente, Pri e todas as mulheres, que o mundo respeite e abrace cada passo nosso.
Sermos livres é um direito nosso!
Salve essas dicas para quando o mundo voltar a ser mundo e conseguirmos viajar sem corona e máscaras apertadas:
Raízes pelo Mundo - sessão especial para mulheres
Minha amiga linda que dá várias dicas valiosas e REAIS!
Se tiver mais dicas, deixe aqui nos comentários :)